pregador marcos pires

CARÁTER DE CRISTO EM NÓS

22-01-2011 14:30

 

CARÁTER DE CRISTO EM NÓS

 

Deus quer produzir frutos em nós.”  JO 15  - (As varas que dão frutos são as mais podadas, porque assim estarão sempre produzindo.) Qual o propósito do tratamento de Deus? 

 

1-TRANSFORMAR O CRENTE À IMAGEM DE CRISTO 1 Co 3:18-“ E todos nós com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Espírito do Senhor.” TRANSFORMAR- Gr.: mudança completa de um formato em outro.Ex: (processo de transformação da lagarta em borboleta).O cristão também deve passar por transformação a cada dia. 

 

 

2. LIMPAR TODA SUJEIRA

Is. 1: 22-25 – Deus quer nos tornar puros. Nós somos como o metal, preparados para o uso. Toda sujeira e sobras são trazidas à superfície para serem lançadas fora. Nestes últimos dias, Deus está removendo todas as escórias dos seus líderes, pois Ele quer o desenvolvimento do caráter em todos os líderes.

 

 3. DEUS QUER LIMPAR AS NOSSAS VESTES Em Ml 3:2 diz que JESUS é como fogo dos ourives e como sabão dos lavandeiros.Ele sabe como nos lavar (bater) sem nos machucar, sabe  limpar as nossas vestes. 

 

4. PREPARAR VASOS PARA SERVÍ-LO

2 Tm 2: 19-20

(O barro na mão do oleiro)Deus quer que sejamos vasos de honra.Judas – vaso para desonra.Nós devemos expor desde cedo as nossas falhas à Deus, para sermos tratados e curados, assim seremos vasos de honra. 

 

5. DEUS QUER TRAZER CRESCIMENTO ÀS NOSSAS VIDAS Em Is. 54:2...” amplia o espaço de tua tenda.’” Deus quer ampliar a capacidade de cada um de nós, a capacidade de liderar a Sua Casa, a fim de receber mais do Senhor.Em Is. 60:5 diz que o coração da pessoa pode ser dilatado a fim de que seu depósito espiritual também aumente.Deus tem interesse em expandir o nosso ministério para darmos frutos.

 

 6. DEUS QUER NOS LEVAR A UMA BUSCA INTENSAO calor das batalhas é para aproximarmos mais de Deus. Os tratamentos são para motivar o homem a se voltar para Deus como a sua única força. Um líder deve aprender a buscar a Deus em tempos difíceis, para poder ajudar outros. Jesus aprendeu pelo que sofreu. É a experiência que nos capacita a conduzir outros.

 

CONCLUSÃO:  DEUS QUER MAIS DO SEU ESPÍRITO EM NOSSAS VIDAS Ser cheio do Espírito é uma ordem. Ef.5:18b Colheita da uva – como é feita – a semente não pode ser esmagada Deus é o pisador das uvas que somos nós. Ele deseja nos ver cheios, então nos aperta. O processo é duro, doloroso, mas Deus sabe como fazer, para não nos tornarmos amargos. Deus não deseja líderes amargos. Ele quer nos ver Seu Espírito fluindo através de nós.

 

 

---------------------------------------------------------------------------------------------

A tentação e os sentidos físicos
Precisamos desenvolver nossos sentidos espirituais, afim de não vivermos dominados pelos sentidos físicos

Texto base: Gn 3.1-6

 

Introdução

Buscando destruir nossas almas, o Diabo tenta atrair nossos corpos. Alguns sentidos físicos foram envolvidos na trama do pecado no Éden, num processo gradual de corrupção.

1- Audição – Eva deu ouvidos à voz do Diabo, que usou até a palavra de Deus para induzi-la ao erro (2Co 11.3). O Diabo nos atinge com muitas mensagens todos os dias. É a primeira de uma série de estratégias. Para mudar nossas ações, ele procura alterar nosso modo de pensar. É a forma que ele tem para nos atacar à distância, como os guerreiros antigos que lançavam flechas incendiárias sobre as muralhas das cidades (Ef.6.16). Se o fogo se espalhasse, os portões poderiam ser abertos.

2- Visão – “Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos...” A árvore era boa? O julgamento pela aparência pode nos levar ao engano. “Não porei cousa má diante dos meus olhos” (Salmo 101.3). O mal é identificado pela palavra de Deus e não pela nossa opinião particular. O ser humano é muito influenciado pelo que vê. Muitos precisam ver para crer. Por isso são feitas imagens de ídolos. Precisamos viver por fé e não por vista (2Co 5.7; 2Co 4.18).

3- Tato – Eva disse: “Nem tocareis nele...”, todavia “tomou-lhe do fruto...”. O envolvimento da mulher aumentou ao tomar o fruto em suas mãos. “Não toqueis coisa imunda” (Is 52.11; Lv 5.2; 7.19-21.)

4- Paladar – “Tomou-lhe do fruto e comeu”. Esta foi a consumação do pecado. Eva comeu a isca de Satanás, sem levar em conta o anzol oculto.

Conclusão: Eva repetiu este processo com Adão, levando-o ao pecado. Da mesma forma, muitos agem hoje como representantes do inimigo, levando adiante seus propósitos. Precisamos desenvolver nossos sentidos espirituais, afim de não vivermos dominados pelos sentidos físicos.

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

A Grande Convocação para reconciliação Romanos 5: 1 a 11

O opóstolo Paulo faz uma convocacão histórica, a todos que conheceram Jesus, e quer que todos entendam que a obra de justificação já foi realizada em nosso favor por Cristo na Cruz.
Para validar essa justificação é necessário tomar posse da mesma, quebrando todos os grilhões da carne e do sangue. (Gálatas 5: 1 )
A nossa educação religiosa e mesmo a educação formal, nos leva sempre a ficarmos nos auto-justificando. A justificação é além do perdão que abre as portas para:

1º- A esperança da Glória de Deus que carecíamos (Romanos 3:23).
Esperança de que a nossa vida não termina no cemitério, mas continua eternamente, com Deus Porque no céu, Deus mesmo será revelado plenamente e participaremos de sua Glória, pois seremos semelhantes a Cristo.

2º - A garantia da direção de Deus em nossas aflições (Hebreus 12:6). Temos um Deus que está sempre presente em nossas aflições.
Muitas pessoas quando passam por lutas e dificuldades vão para o suicídio, separam se, destroem suas vidas através do álcool e buscam fugas na hora da angústia. E sabe o porque de tudo isso? Porque simplesmente não são justificadas.
Mas nós não, o Senhor nos assiste. Na hora da aflição corremos para Jesus, e não para as drogas. A justificação não é adquirida ou comprada, você só pode obtê-la mediante Jesus.

3ª - Temos livre acesso às riquezas espirituais., efesios cap 1 vers 3  São as bênçãos que vem a nós logo depois de crermos em Jesus, que são: o perdão, a justificação, regeneração e a filiação sob a paternidade de Deus. Riquezas estas que temos por herança e que iremos desfrutar depois que Jesus voltar.
São elas: a perfeição, glorificação de nossos corpos, o término da restauração da imagem de Deus em nossa personalidade redimida e o acesso à morada de Deus.

Definitivamente, riquezas que nos são dadas mediante o sacrifício de Jesus na cruz do Calvário, mas que só virão a nós se fizermos um corajoso esforço para possuí-las.
Como, por exemplo, romanos cap 8 vers 1 a nossa libertação dos pecados da carne, a vitória sobre o ego, o incessante fluir do Espírito Santo através de nós, a consciência da presença de Deus, os frutos no serviço cristão e um constante espírito de adoração.

CONCLUSÃO: Essas bênçãos vem a nós mediante um ciclo e que satanás busca incessantemente tirarnos.
 A tribulação produz perseverança; a perseverança, experiência e a experiência, esperança.
E a esperança nos diz que veremos o nome de Jesus ser exaltado nessa cidade, que a Igreja de Cristo passará por um avivamento de reconstrução de vidas e que Jesus é vitorioso e nos suprirá em todas as coisas., filipenses cap 4 vers 19  E esse ciclo que Deus quer que você viva.
 

----------------------------------------------------------------------------------------

Atitudes diante da Ausência da Resposta de Deus

(Salmos 13)


Introdução: O autor desse salmo demonstra claramente alguns sentimentos que estavam presentes em seu coração quando escreveu essa palavra. Ele sentia IMPACIÊNCIA, ANSIEDADE, REVOLTA, DEPRESSÃO.

O motivo disso era que ele estava clamando ao Senhor mas não estava tendo resposta. Sentia como se Deus tivesse esquecido dele (v1), como se Deus estivesse virando o Seu rosto (v1).
Estava passando por uma situação difícil e não entendia porque Deus não agia diante de seu problema, uma vez que ele era um fiel e clamava ao Deus vivo.

Aplicação: às vezes, podemos ser acometidos pelos mesmos sentimentos que o salmista. Às vezes eles vêm sobre nosso corações quando estamos passando por situação similar, ou seja, estamos orando e até agora não tivemos resposta, estamos passando por uma situação terrível e Deus ainda não interferiu para trazer a salvação, o livramento e a benção.
Se isso acontece conosco, quais seriam as atitudes a serem tomadas diante de tal situação? O salmista, que sentiu na carne essa experiência, nos revela pelo menos 3 atitudes para tomarmos nessa situação.

1- Não abandonar o clamor/não desistir (v.3)

Mesmo com o coração cheio de impaciência, ansiedade e até de revolta, ele tem um coisa clara em sua mente: "não pode parar de orar", não pode desistir de continuar clamando.
Diferente de muitos de nós, que paramos de orar e desistimos com facilidade diante das situação nas quais não temos resposta imediata, o salmista continua a crer, continua a chamar Deus de "Meu Deus" e insiste em sua oração.
É como o exemplo de Daniel que orou 21 dias insistentemente até conseguir sua resposta. (mencionar o texto)

2- Não abandonar a confiança (v.5)

Ele tem uma visão firme a cerca dele mesmo: "no tacante a mim, confio no Senhor". Somos capazes de confiar em Deus mesmo quando a situação ao nosso redor é adversa?
Ou confiamos nele apenas quando estamos debaixo da mais absoluta prosperidade e bonança. Mesmo diante a aparente ausência de Deus, o salmista continua a confiar nEle, mesmo que a intervenção de Deus ainda não tenha acontecido, ele confiava no seu Deus.


Exemplo de Jó

3- Não abandonar o Louvor (v.6)


Percebam que mesmo tendo começado o salmo com inquietações e queixas, após refletir, o autor termina louvando o Senhor.
Quantos de nós somos incapazes de assumir um espírito de louvor quando as coisas não estão como gostaríamos que estivessem!
Quanto de nós, ao primeiro sinal de tribulação, não conseguimos mais louvar!

Sabemos louvar apenas quando está tudo bem quando o grande desafio é louvar ao Senhor incondicionalmente.

Mais uma vez o exemplo de Jó

Interessante a afirmação do salmista: "porquanto me tem feito muito bem".
Significa que ele reconhece que mesmo na luta, aquela situação pode ser favorável se o Senhor está no controle ( é o que Tiago quer dizer em Tg 1.2-3)

Conclusão: O salmista passou por uma situação dificílima e, de início, foi tentado a sentir revolta e insatisfação para com Deus, mas tomou atitudes sábias e corretas que o ajudaram a vencer e a continuar firme com o Senhor.
Imitando tais atitudes, seremos vitoriosos e cresceremos de gloria em gloria. Que Deus nos ajude. Amem.

---------------------------------------------------------------------------------------------

A importancia da familia no ministério

Texto base: Ec. 4.9-12; I Tm. 5.8

Introdução: A família é de suma importância no exercício do ministério que Deus nos confiou, cabe a nós darmos a devida importância à mesma, para que tenhamos um ministério não censurado (manchado).

1.   Uma família bem sucedida fortalece muito nosso ministério

•    Casamento e ministério se completam mutuamente
•    Um líder sem um casamento sólido nunca poderá exercer o cargo com a segurança que a função lhe exige
•    Nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar.

2.   A importância de ter uma declaração de missão familiar e viver de acordo com ela
Mirem-se nos exemplos de:
 Josué - Eu e minha casa serviremos ao Senhor – Js. 24.14-16
 Zacarias – um lar dentro dos padrões bíblicos – Lc. 1.76 ss
 Timóteo – um lar inspirado na fé – II Tm. 1.5,6
A missão de nossa família deve ser:
a) amar um ao outro...
b) ajudar um ao outro...
c) acreditar um no outro...
d) amar a Deus juntos e sempre

3.    A família é importante no ministério, pois ela nos ajuda a manter nosso nivel de resistência contra os ataques do maligno.

Nossa resistência depende de quão perto ou distante de Deus e de nossa família estamos – Tg. 4.1ss; I João 5.8; Ec. 4.9-12; Gn. 2.24-26; Sl. 128.1ss
Se você valoriza sua família e está próximo a ela, você se torna forte e resistente.
Lembre-se a Bíblia diz: Onde estiver teu tesouro, aí está teu coração. Se tua família é teu tesouro, teu coração estará nela, sendo assim vc terá um ministério forte e vc será forte também.
4.    A família é importante no nosso ministério, pois ela é a maior faculdade de ensino do mundo.

Na família eu aprendo o significado do amor
Na família eu aprendo o significado do perdão
Na família eu aprendo o significado da adoração
Na família eu aprendo a construir o altar
Na família eu aprendo que ela é a coisa mais bela do mundo.


Aprenda a valorizar sua família, dando a ela a devida importância.

CONCLUSÃO: Nunca é tarde para recomeçar.   
Deus desejar restituir valores perdidos e destruídos na sua família
Jesus deseja estar presente na tua família –
Mc. 2.5, quando Jesus está na nossa família acontece: perdão e libertação
Ele nos inspira fé – Mc. 2.5
Ele coloca em pé, quem está deitado – Mc. 2.11
 

 

------------------------------------------------------------------------------------------------

ELIAS UM PROFETA NAS MÃOS DE DEUS

 

Texto base: I Rs. 17.1ss


INTRODUÇÃO: Elias foi sem dúvida alguma, um dos maiores profetas que o Senhor Deus levantou em sua época. Sua vida constitui-se de um notável exemplo para nós, de como Deus opera na vida daqueles que se colocam em suas mãos.


I – CONHECENDO O PROFETA ELIAS

Elias era natural de Gileade, foi contemporâneo de Acabe, Acazias e Jeosafá. Poucas informações temos a respeito de sua vida, porém as que temos, são de muitíssimo valor. Chamado por Deus num dos momentos mais críticos da história da nação de Israel, teve que combater contra o perverso rei Acabe e o sistema religioso de sua época. O povo tinha se afastado do Senhor e estava cultuando a Baal, e Elias se levanta como mensageiro do Senhor para alertar a nação. É destacado por sua coragem e seu zelo para com o Deus de Israel. Conhecido como profeta do fogo, tinha uma vida bastante simples, se vestia de pelos de camelos e dispensava o conforto do cotidiano. Que notável exemplo!!! Temos muito que aprender com a vida deste grande servo de Deus.

II – TODO PROFETA QUE ESTÁ NAS MÃOS DE DEUS, O SENHOR O HONRA

a)    Deus honrou Elias em não fazer chover – I Rs. 17.1ss
b)    Deus honrou Elias ao ressucitar o filho da viúva – I Rs 17.17-24
c)    Deus honrou Elias diante do povo – I Rs 18.37-40
d)    Obadias disse: Deus pode te esconder e Aacabe me mataria – I Rs 18.7-12, isto é honra!!!
e)    Deus o honrou após a sua partida: Onde está o Deus de Elias??? – II Rs 2.14

III – TODO PROFETA QUE ESTÁ NAS MÃOS DE DEUS, É UM HOMEM DE ORAÇÃO

Elias era um homem que orava, e o crente que ora é vitorioso, abençoado e prospero espiritualmente. Sua vida de oração:
a)    I Rs 17.19-24 – levou o filho da viúva e clamou a Deus em seu quarto. Isso merece uma reflexão. Nosso quarto deve ser um lugar de oração, um altar, um lugar de intimidade com Deus.
b)    I Rs 18.36-39 – Elias orou e fogo do céu desceu
c)    I Rs 18.42-46 – Elias orou e Deus mandou chuva

Obs.: é importante observarmos essas ultimas duas orações de Elias, na primeira Deus o ouviu rapidamente, na segunda teve que orar sete vezes. Pense nisso???
A oração nos torna dependentes do Senhor.

IV – TODO PROFETA QUE ESTÁ NAS MÃOS DE DEUS SOFRERÁ CRISES

Não obstante aos portentos realizados por Elias, o mesmo teve que passar por situações de crises profundas, tais experiências passam todos aqueles que tem um chamado de Deus e uma missão a cumprir – vide Moisés – Números 11.15; Paulo – I Co. 4.8-10;II Co. 4.9-13; Davi – Sl. 55.4-8. vejamos as crises de Elias:
a)    sua fuga de Jezabel – I Rs. 19.1-3
b)    seu desejo de morrer – I Rs 19.4
c)    seu cansaço e sono – I Rs 19.5
d)    sua determinação em continuar dormindo – I Rs 19.6

Vc está preparado para enfrentar tais crises??? Elias passou e venceu, pois ele estava nas mãos de Deus, lembre-se nas mãos de Deus tudo é mais fácil.


V – TODO PROFETA NAS MÃOS DE DEUS, TEM A PROTEÇÃO E A PROVISÃO DE DEUS
Como é maravilhoso sabermos isso, quando o homem se coloca nas mãos do Todo Poderoso, ele tem suas necessidades atendidas e a proteção divina.
a)    Deus escondeu Elias – vai e te esconde junto ao Ribeiro de Querite – I Rs 17.2,3. aquele que pertence ao Senhor está sempre bem protegido, Deus o esconde: 1) no Ribeiro – I Rs 17.2,3; b) debaixo da sua sombra – Sl 91.1; c) debaixo das suas asas – Sl 91.4; em Cristo Jesus – Cl. 3.1-3
b)    Deus proveu as necessidades de Elias em pelo menos 3 ocasiões de maneira poderosa e miraculosa. Vejamos:
c)    Alimentou o profeta ordenando aos corvos q levassem comida a ele – I Rs 17.6
d)    Alimentou o profeta usando uma viúva pobre – I Rs 17.8,9
e)    Alimentou o profeta usando um ser angelical – I Rs 19.5,6,7

CONCLUSÃO: Deus tem seus meios de agir em favor dos seus filhos, isso merece uma reflexão da nossa parte. Quando nossos recursos se esgotam, Deus abre o seu bom tesouro(céu) para nós. Então não temas amado irmão e faça como Elias, fique nas mãos de Deus. Amém
 

------------------------------------------------------------------------------------------

Voltar

Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.

Gideões Missionários da Última Hora